Escolha uma Página

História do laboratório

O curso de graduação em Engenharia de Telecomunicações da UFF se iniciou em 1974, ainda ligado ao Departamento de Engenharia Elétrica e localizado no prédio do atual Bloco E da Escola de Engenharia. Em 1991 foi fundado o Departamento de Engenharia de Telecomunicações que passou a funcionar no atual Bloco D da Engenharia. Com base nas divisões internas do Centro de Estudos em Telecomunicações (CETUC) da PUC-Rio, foi criado o Setor de Eletromagnetismo Aplicado na graduação, cujas disciplinas e professores foram a inspiração para a origem do nosso laboratório.

Em 2004 foi criado o Mestrado em Telecomunicações da UFF (depois transformado em Mestrado em Engenharia de Telecomunicações) com a linha de pesquisa Sistemas de Comunicações Móveis, que contava com os professores Julio Cesar dal Bello, Mauro Assis e Luiz Pinto de Carvalho. Ao finalizarem seus doutorados, também se juntaram à linha de pesquisa os professores Eduardo Vale e Leni Joaquim de Matos. No fim da década de 2000, foi criado o Laboratório de Propagação/Canal Radio móvel e Sistemas Irradiantes (LabP) pela Professora Leni Joaquim de Matos, localizado em uma subdivisão do antigo Laboratório Didático de Redes Externas da UFF. [1]

A partir de espaço vago deixado pela Empresa Júnior de Engenharia de Telecomunicações, o Departamento de Engenharia de Telecomunicações criou o Laboratório Didático de Antenas e Propagação sob administração de Leni Joaquim de Matos e com apoio do funcionário Fábio José Barroso da Fonseca, engenheiro de telecomunicações formado pela UFF.

A DTS UFF n. 6, de 01/07/2010 criou o Laboratório de Antenas e Propagação sob coordenação de Leni Joaquim de Matos, marcando o início oficial do LAProp como laboratório de ensino, pesquisa e extensão. O funcionário Fábio foi então designado ao laboratório, onde terminaria seu mestrado em Engenharia de Telecomunicações em 2011.

Entre 2012 e 2014, o Mestrado em Engenharia de Telecomunicações sofreu uma série de reestruturações, passando a ser designado Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações (PPGEET) [2] , tendo a professora Leni Joaquim de Matos como sua primeira coordenadora e o professor Edson Cataldo como seu primeiro sub-coordenador.

Com a reforma curricular do curso de Graduação em engenharia de telecomunicações da UFF a partir de 2016, assim como o inicio do curso de Doutorado da Linha de Sinais e Sistemas de Comunicações Móveis em 2018 (SSCM) no PPGEET-UFF, e também a Participação do Professor Pedro V. G. Castellanos como chefe do TET, o grupo de professores de Eletromagnetismo, Sinais e Sistemas e RF do LAPROP-TET-UFF, em votação , optou por manter a representação feminina do LAPROP , delegando a coordenação do Laboratório à Professora Vanessa P. R. Magri , também na época participando como vice-coordenadora do curso de Graduação em Engenharia de Telecomunicações da UFF [3] e membra do comitê avaliador de trabalhos de Iniciação Cientifica (IC) dos cursos de graduação da Escola de Engenharia da UFF. 

A atual gestão do LAPROP conta com a participação da sub-coordenação do Professor Tadeu Nagashima Ferreira , com importantes contribuições e representatividade de ensino, pesquisa e extensão, ao grupo de alunos e professores da linha de SSCM do LAPROP. 

Atualmente os professores Leni Joaquim de Matos e Edson Cataldo são coordenadores do Grupo de Pesquisa em SSCM do TET UFF registrados e certificados pelo CNPq , trabalhando em pesquisa e extensão com nossos alunos e professores.

Autoria: Tadeu Ferreira e Vanessa Magri. 

[1] https://www.uff.br/?q=setor/laboratorio-de-propagacaocanal-radiomovel-e-sistemas-irradiantes

[2] http://www.ppgeet.uff.br/site/

[3] http://www.telecom.uff.br/pet/tgtws/coord.html

Skip to content